O tratamento por Ondas de Choque extracorporea (ESWT – ExtraShockWaveTherapy) e utilizada em medicina há aproximadamente 25 anos. Inicialmente foi utilizada em Urologia para o tratamento da desintegração de cálculos renais. Ate então estes eram tratados cirurgicamente. Com eficácia em torno de 98% dos casos, o tratamento por ondas de choque passou a ser o método ideal devido a sua eficácia e ao menor risco quando comparado à cirurgia.

De maneira similar a ESWT e utilizada em Ortopedia para o tratamento de várias doenças do sistema músculo esquelético.

Descoberta na Alemanha, e utilizada em 37 países e considerada em alguns centros europeus como tratamento de escolha para tendinites do ombro, esporão de calcâneo, epicondilites e fraturas não consolidadas.

E um método seguro, eficaz, e tem seu maior benefício por evitar a cirurgia, bem como os seus riscos associados a ela, não havendo em geral a necessidade de anestesia.

ESWT em Ortopedia tem como objetivo estimular o processo de reparação e cicatrização nos tendões, junções miotendineas e nos tecidos ósseos, fato completamente diferente do que acontece nas indicações em urologia, a qual se resume somente a desintegração dos cálculos renais.

Da mesma forma os aparelhos utilizados em ortopedia são específicos e em geral diferentes dos aparelhos utilizados nos hospitais para o tratamento dos cálculos renais. Esta diferença ocorre principalmente devido a focalização especifica e mais superficial nas diversas doenças do sistema músculo esquelético.

O tratamento por ondas tem mudado de maneira substancial a forma de tratamento de algumas doenças na área de Ortopedia e Traumatologia, bem como nota-se uma aceitação cada vez maior deste novo tratamento não invasivo dentro da comunidade dos cirurgiões ortopedistas.

Este procedimento médico e aprovado pelo FDA e CE, atualmente consta na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, apresentando alta eficácia terapêutica e baixo custo quando comparado com os procedimentos cirúrgicos realizados nos hospitais, beneficiando os pacientes devido também aos desprezíveis efeitos colaterais e as mínimas complicações que acompanham este método não invasivo.

Técnicas de aplicação

Ténicas de aplicação

aparelho_SWISS_DOLORCLAST2

Aparelho SWISS DOLORCLAST

• Esporão de Calcâneo (fascite plantar)
  • Tendinite Calcária de Ombro
  • Epicondilites lateral
  • Pseudo-artroses
  • Bursite Trocantérica
  • Bursite Retrocalcaneana
  • Tendinite Patelar (Jumper’s Knee)
  • Tendinopatia do Aquiles
  • Exostose de Haglund
  • Síndrome do Supra Espinhoso

Benefícios do Método

• Método não invasivo (sem cicatriz);
  • Procedimento ambulatorial realizado na clinica;
  • Sem necessidade de internação em hospital;
  • Menor custo, pois inexistem as taxas hospitalares e de enfermagem;
  • Sem afastamento do trabalho ou das funções habituais e diárias;
  • Mínimas contra-indicações;
  • Sem preparo especial antes ou depois das aplicações;
  • Não é considerado doping, podendo ser utilizado em atletas profissionais.